A importância no tratamento de efluentes

Atualizado: 27 de jun. de 2021

Antes de abordar o tema é preciso definir o que é efluente.

Efluente é comumente o nome dado as águas limpas e que foram contaminadas por algum tipo de poluente. Esse poluentes podem ser classificados como orgânicos e inorgânicos de forma geral. Como exemplo de efluentes orgânicos podemos apresentar os esgotos domésticos e águas residuárias de empresas de alimentos por exemplo. Já os inorgânicos são oriundos de atividades industriais em sua maior parte como por exemplo empresas químicas, galvanoplastias, metalúrgicas e muitas outras. O efluente em si apresenta risco para o meio ambiente, pois os poluentes contidos nele podem contaminar o solo, as águas superficiais e subterrânea provocando assim sérios danos a flora, fauna e ao homem muitas vezes impossíveis de serem revertidos.


Os efluentes são tratados empregando equipamentos e sistemas especificamente projetados de acordo com os volumes gerados e as suas características físico químicas, por isso é sempre importante contratar um especialista para avaliar, diagnosticar e especificar o melhor equipamento ou sistema para tratar os efluentes.


A qualidade dos equipamentos e o conceito dos sistemas deve levar em conta a agressividade dos efluentes e a metodologia de tratamento empregada, principalmente pelo motivo que o efluente tratado precisa atender parametros de qualidade final estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA.


Os sistemas de tratamento de efluentes são genericamente chamados de estações para tratamento de efluentes e são mediante as atividades exercidas, uma exigência dos órgãos ambietais para a implantação e operação de estabelecimentos e empresas, para que obtenham as devidas licenças.


Consultar uma empresa especializada no assunto é a garantia de que o seu empreendimento estará tecnicamente respaldado e a melhor solução apresentada.


A JR Ambiental está no seguimento há mais de 12 anos e a nossa lista de clientes satisfeitos aumenta a cada dia. Sempre procure um profissional qualificado e que lhe forneça garantias e ART - Anotação de Responsabilidade Técnica.


https://www.jrambiental.info


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo