MAIL.png

          +55 (11) 3602 3004 - 3602 3314              +55 (11) 96385 7584

WHATS.jpg
PHONE.png
  • Canal JR Ambiental
  • Facebook JR Ambiental
  • Instagram JR Ambiental

  Acesse agora nossas redes sociais

BIODIGESTOR TRATAMENTO DE ESGOTO DOMÉSTICO

SAIBA_MAIS_JR_AMBIENTAL.png
Estação Tratamento Esgoto JR Ambiental

IMAGENS E VÍDEOS

BIODIGESTOR JR AMBIENTAL
BIODIGESTOR JR AMBIENTAL
BIODIGESTOR JR AMBIENTAL
BIODIGESTOR JR AMBIENTAL
BIODIGESTOR JR AMBIENTAL
BIODIGESTOR JR AMBIENTAL
BIODIGESTOR JR AMBIENTAL
MANUAL.png
BIODIGESTOR JR AMBIENTAL
BIODIGESTOR JR AMBIENTAL

BIODIGESTORES NO TRATAMENTO DE ESGOTOS DOMÉSTICO

A natureza em seu ciclo natural se encarrega em depurar a carga contaminante dos recursos hídricos restaurando-os, através de processos físicos e biológicos. O grande problemas é que a retirada de água de água limpa desses recursos e a devolução de esgoto em grandes quantidades promovem um desiquilíbrio ao ponto que a natureza não consegue depurar e restaurar a qualidade das águas com eficiência, o que se agrava ainda mais com a presença de resíduos substâncias químicas usadas pelo homem em suas atividades.

A degradação de um corpo hídrico (rios, lagos, etc) ocorre devido ao lançamento de esgoto bruto principalmente entre outros efluentes. Com isso o oxigênio dissolvido é drasticamente reduzido devido as atividades dos microrganismos aeróbios para realizar a depuração após os despejos. Grandes quantidades lançadas requerem muitos microrganismos atuantes e isso acarreta no consumo total do oxigênio dissolvido, afastando os livres nadantes para outras áreas e extinguindo a vida séssil tornando o ambiente inóspito e poluído. O índice de poluição é agravado em virtude das características do manancial, considerando extensão, largura, volume de água e velocidade de escoamento e a estrutura de sua várzea.

Tratar esgotos compreende empregar os recursos da natureza e agregar tecnologia. Basicamente existem duas modalidades para tratar esgoto por métodos biológicos sendo compreendidos em tratamento anaeróbio e aeróbio, valendo ressaltar que estamos apenas considerando esgotos de origem doméstica. Sempre que o esgoto for misturado por outros despejos de águas servidas por atividades de manufatura classificaremos como esgoto não doméstico, conhecido como efluentes industriais.

 

TRATAMENTO ANERÓBIO

•A depuração ocorre pela ação de microrganismos que atuam com baixíssimas concentrações ou sem a presença de oxigênio livre no meio líquido. Ele utilizam o oxigênio molecular da lise dos compostos orgânicos contaminantes;

•Essa depuração requer maior tempo para o desenvolvimento a ação biológica e geram subprodutos como gás metano (conhecido como biogás), gás carbônico e gás sulfídrico, esse ultimo que caracteriza o conhecido e irritante odor de peixe podre presente em corpos hídricos poluídos;

•São os sistema de tratamento mais usuais aplicados desde a antiguidade, conhecidos como fossas, comercializados como fossas e filtros anaeróbios, biodigestores ou biorreatores para tratamento de esgoto;

•Possuem eficiência depurativa quando em equilíbrio máxima de 80% mas na sua maioria operando entre 65% e 70%;

•Possuem valor de aquisição e implantação menor que outros sistemas;

•O esgoto tratado nos sistemas são convencionalmente infiltrados no solo através de valas de infiltração e sumidouros;

 

BIODIGESTOR, SUMIDOURO E LEITO DE SECAGEM

 

BIODIGESTOR – Recebe o esgoto doméstico provenientes da pia da cozinha (após passar por uma caixa de gorduras) e do vaso sanitário. As águas de chuveiro e lavagem de roupas segue diretamente para o sumidouro;

 

SUMIDOURO – Estrutura que permite o esgoto tratado ser infiltrado no solo para que o processo de depuração finalize e iniba o risco de contaminação por microrganismos patógenos na superfície. Também contribui para a fertilização do solo (requer avaliação do local para a sua instalação);

 

LEITO DE SECAGEM – Toda a atividade de depuração biológica acarreta no aumento exponencial de biomassa importante para a depuração, mas que em quantidades excessivas prejudicam o processo, devendo portanto de tempos em tempos ser parcialmente retirada do biodigestor e nesse caso drenada para o deito de secagem ou removida por sistema como caminhões limpa fossa.

CONCLUSÕES

 

Este material tem por objetivo de forma técnica e ao mesmo tempo simplificada orientar o leitor sobre a importância do tratamento de esgoto abordando os temas:

 

•O QUE É ESGOTO

•OS IMPACTOS CAUSADOS QUANDO LANÇADOS SEM O DEVIDO TRATAMENTO

•TIPOS DE TRATAMENTO DE ESGOTO

•EXPLANAÇÃO E EXEMPLIFICAÇÃO DO TRATAMENTO ANAERÓBIO

Cada pessoa que recebe um informação vital e se torna um conhecedor sobre temas que afetam a si e ao seu próximo, tem por obrigação atuar de forma ativa em buscar meios e alternativas para solucionar tais temas ao mesmo tempo que se torna um multiplicar da informação e ensino.

Não podemos ser apáticos em desfrutar dos recursos naturais hoje sem pensar nas gerações futuras.

 

Milhares de crianças em primeiro lugar seguidas de adultos vem a óbito por questões relacionadas com a falta de saneamento básico, simplesmente por consumir alimentos ou água contaminada por esgotos. As águas e o solo contaminado são veículos que transportam doenças alcançando grandes extensões territoriais.

É inadmissível ver que muitas pessoas de natureza física e jurídica, de setores privados ou públicos, tratam o assunto com descaso, muitas vezes promovendo soluções parciais somente para cumprir a legislação em benefício e interesses próprios, sem almejar ao seu próximo.

 

Usufruir, tratar e devolver com a mesma qualidade natural ou superior os recursos que retiramos da natureza é uma obrigação intrínseca de cada indivíduo. Recebemos uma quantidade gigante de recursos naturais como uma dádiva de Deus e de forma gratuita e o mínimo que precisamos ter é a consciência e atitude de devolver os subprodutos dentro de uma qualidade mínima para que a natureza se encarregue de reprocessar, sem efeitos colaterais ou degradação e ser novamente utilizado por outros.

© 2022 - Todos os direitos reservados a JR Ambiental Industria e Comércio - Osasco - SP - Brasil

Biodigestor - Tratamento de esgoto -tratamento de efluentes - caixas de gorduras - separadores água e óleo - decantadores - JR Ambiental